Grêmio
Resultado bem pior pro Grêmio no Gre-Nal
- Olhando o cenário da tabela, o empate é pior para o lado gremista. É ruim para os dois, porque ambos seguem envolvidos diretamente na zona de rebaixamento e os resultados paralelos permitiam que uma vitória desse um baita respiro. Só que o Inter, pelo menos na lógica de Eduardo Baptista, trabalha com uma conta simples: vencer em casa e pontuar fora. Já fez isso nas duas primeiras partidas. O Grêmio tem um problema bem maior, porque continua sem uma única vitória longe da Arena no Campeonato Brasileiro. Em algum momento vai precisar ganhar fora se quiser escapar.
- E Renato ainda não venceu desde que retornou. A amostragem é pequena, evidentemente, mas já são quatro partidas contando aquela em que Felipão estava na casamata e Renato participava junto, além dos três jogos seguintes diretamente no comando. Num campeonato em que o Grêmio precisa desesperadamente somar pontos, isso começa a pesar. Ainda mais porque eram mais de 53 mil pessoas na Arena, maior público gremista no Brasileirão, clássico, possibilidade de ultrapassar o rival e uma chance real de sair da zona dependendo dos outros resultados.
- Renato praticamente não mexeu na estrutura. Linha de quatro atrás, Danilo Barbosa como primeiro volante, Villasanti e Krovinović um pouco mais adiantados, dois pontas e Carlos Vinícius centralizado. Diego Caito e Marlon deram mais qualidade nas laterais e eu gostei bastante do Danilo Barbosa. Krovinović também tentou chamar o jogo principalmente no primeiro tempo. Só que o Grêmio continuou com um problema antigo: joga muito pelos lados e quase nada pelo meio. Lateral e ponta de um lado, lateral e ponta do outro, enquanto Carlos Vinícius fica isolado lá na frente.
- O Grêmio teve mais posse e trocou mais passes, mas quem controlou melhor o primeiro tempo foi o Inter. Eduardo Baptista fechou o time com cinco jogadores na última linha em vários momentos, mais uma linha à frente, e soube escolher quando subir a marcação. O Grêmio praticamente não criou. E o futebol, no fim das contas, também é dos jogadores. Pouco antes de sofrer o gol, Amuzu ficou cara a cara com Anthony e finalizou em cima do goleiro. Mérito do Anthony, claro, mas era uma chance enorme. Minutos depois, Weverton tentou sair jogando, Villasanti perdeu a bola para Alerrandro e Vitinho encobriu o goleiro gremista para abrir o placar.
- É exatamente esse tipo de detalhe que decide jogo. De um lado, Amuzu recebe uma chance claríssima e não faz. Do outro, Alerrandro, que há pouco tempo nem vinha sendo utilizado com frequência, pressiona, rouba a bola e participa diretamente do gol colorado. O Grêmio ainda teve três cobranças de falta completamente desorganizadas na primeira etapa, lances ensaiados que deram errado e aumentaram a irritação da arquibancada. No fim do primeiro tempo, depois de uma jogada ruim de Marlon, a vaia veio forte. Grande parte dos mais de 50 mil torcedores deixou claro que não estava satisfeita.
- O segundo tempo começou quase do mesmo jeito, mas duas coisas ajudaram o Grêmio a crescer. A primeira foi a saída de Alan Patrick, que fez uma grande partida e acabou sentindo a coxa. Bruno Henrique entrou e o Inter perdeu muita qualidade. A segunda foi Renato colocar Braithwaite junto com Carlos Vinícius. O Grêmio passou a ter mais gente na área, Pavón acabou recuado para a lateral direita e fez uma baita partida, e o time começou a buscar mais a ligação direta. Não foi uma melhora absurda, mas pelo menos começou a chegar um pouco mais.
- O empate saiu na bola parada. Marlon cobrou, Anthony falhou e Wallace apareceu para mandar para a rede. Wallace, aliás, foi um dos melhores do Grêmio não apenas pelo gol. Ele e Kannemann fizeram uma ótima partida. Kannemann principalmente parece muito mais confortável quando joga um pouco mais protegido, sem precisar sair caçando adversário por todo o campo. Pavón também merece destaque pela entrega e por conseguir atuar como ponta e depois como lateral. Danilo Barbosa foi outro que gostei bastante. Quando o Grêmio melhorou um pouco no segundo tempo, ele participou bem.
- Do outro lado, algumas atuações continuam preocupando. Villasanti esteve abaixo, Krovinović buscou muito o jogo, mas continua parecendo distante demais da área e pouco agudo. Amuzu foi muito mal. E Tetê segue perdendo espaço com Renato. Quando o treinador precisou mexer, colocou Enamorado antes e só chamou Tetê por volta dos 41 minutos. Entrou por poucos minutos e também não conseguiu fazer nada que mudasse a partida, mas fica cada vez mais clara a perda de protagonismo dele nesse novo trabalho.
- E Renato também precisa entrar na conta. Eduardo Baptista fez uma alteração tática durante o primeiro tempo, mudando Vitinho de lado, ocupando melhor o setor direito do Inter e fazendo Bruno Gomes avançar mais para formar quase um homem a mais por dentro. Aguirre também ocupava aquele espaço e o Inter criou uma superioridade naquele setor. O Grêmio demorou para perceber. Renato teve dificuldade de reagir a essa movimentação e isso também ajudou o Inter a controlar a partida naquele momento.
- Não estou dizendo que o empate aconteceu simplesmente porque Renato não enxergou uma mudança. Amuzu perdeu um gol feito e Villasanti cometeu um erro individual no lance do gol colorado. O futebol é dos jogadores. Mas o treinador também precisa conseguir fazer mais com aquilo que tem. Existe um combo de problemas técnicos, individuais e táticos que explica por que o Grêmio continua nessa situação.
- Ainda haverá discussão de arbitragem. Existe reclamação gremista de possível pênalti de Bernabei em Diego Caito, lance que dividiu opiniões entre comentaristas de arbitragem. O Inter também vai reclamar de outros contatos, inclusive de uma situação envolvendo Alan Patrick. Como sempre, vai ter debate. Mas o principal para mim continua sendo futebol.
- E, jogando futebol, nenhum dos dois saiu satisfeito.
- O Inter pelo menos pontua fora, chega a dois jogos sem perder com Eduardo Baptista e mostra uma organização um pouco melhor. O Grêmio continua sem vencer com Renato, continua sem vitória fora de casa no Brasileirão e agora precisa encontrar pontos onde até hoje não encontrou.
- O empate foi ruim para os dois.
- Mas, neste momento, pesa mais para o Grêmio.
-
Inter1 semana atrásO pedido feito por um jogador do elenco colorado
-
Grêmio4 dias atrásRenato deu indereta sobre trabalho de Luís Castro no Grêmio
-
Inter3 dias atrásAlguns bastidores do Eduardo Baptista com os jogadores do Inter
-
Inter4 dias atrásComeçou muito bem o Inter de Eduardo Baptista
-
Inter4 dias atrásOlha o que o Grêmio deixou acontecer antes do Gre-Nal
-
Grêmio2 dias atrásAs razões que tiraram Arthur e Cebolinha do Grêmio
-
Inter2 horas atrásO fato que o Inter tem que “comemorar” no Gre-Nal
-
Inter2 dias atrásInformações da punição sofrida na FIFA e da venda inesperada que pode acontecer