Grêmio
Renato envia pedido de desculpas pelo que falou, mas nem precisaria
Renato Portaluppi enviou comunicado pra imprensa retificando a frase que pegou mal no episódio do drone:
“Gostaria de pedir desculpas por ter usado de forma errada a expressão “mundo é dos espertos”. Não quis usar de maneira pejorativa. Na verdade, o mundo é dos inteligentes”.
É bacana ver o treinador assumir que se expressou mal. Quando grande parte das pessoas entende errado o que você disse, alguma coisa tu, de fato, fez errado.
Mas eu tenho esperança que as pessoas saibam ler o contexto e interpretar o que está sendo dito.
Teve gente nas redes sociais dizendo que “o melhor do Brasil é o brasileiro”, ou que “então ele não poderia reclamar dos políticos que roubam”.
Gente, Renato usou a palavra esperto, não falou em desonesto. Tem grande diferença.
Segundo o dicionário, a definição de esperto é: “o que percebe tudo; atento, vigilante”.
É preciso lembrar que usar o drone é um ato legal. Você tem todo direito de achar “imoral”, tá na constituição o teu direito de ter opinião, mas isso não muda as leis. Na lei, o que o Grêmio fez não é crime.
Outro exemplo que mostra bem isso foi quando ele disse que o Corinthians iria despencar, ficou bem claro que estava falando em tropeçar. Todo mundo viu.
Tanto, que uma ou duas frases depois, ele mesmo disse que o Grêmio também tropeçaria. Estava fácil de entender. É que na internet tudo vira folclore.
Mesmo assim, eu ainda acredito que as pessoas precisam saber interpretar o que foi dito. E mais, saber o significado das coisas que são ditas. Nós não somos tão ignorantes assim.
Ah, e estou usando ignorante neste sentido: “pessoa sem instrução; quem desconhece certo assunto”. É o que tá no dicionário, antes que me critiquem.
4 Comments