Entre pro time

Grêmio

É isso que eu acho que vai acontecer no Gre-Nal

Publicado

em

  • Esse vai ser o Gre-Nal que as duas equipes chegam niveladas por baixo. A tabela mostra que o Grêmio chega pior, mas se a gente for analisar a expectativa que se tinha com o Inter, o desempenho também não tá nem perto do imaginado após as contratações do começo do ano.
  • Outra, pra mim, o Grêmio tem uma leve vantagem. E não é por jogar com seu mando, em um estádio com mais de 30 mil gremistas, contra 2 mil colorados. O ganho é mental, é no psicológico.
  • O histórico mostra que o Grêmio do Renato sempre cresceu na crise. Várias vezes isso aconteceu. Aliás, digo mais, em diversas vezes o Grêmio estava mal, ganhou um Gre-Nal ou um Gauchão e se enganou. Ouso dizer, inclusive, que fez mal para análise geral dos fatos estas vitórias (não pode ser ruim vencer, o ruim é tu não ser lúcido o bastante para entender que não era tudo aquilo, apesar das vitórias).
  • Soma-se a isso o fato mais importante aqui: o lado mental do Inter foi péssimo todas às vezes que se precisou. E isso não é de agora. Finalmente, o presidente Barcellos está admitindo isso. Na semana passada, ele deu uma entrevista pro Thaigo Janke, no Debate Raiz, contando entender o torcedor, porque o aproveitamento é alto, mas o time falha na decisão, no jogo grande. Até hoje, no histórico recente, só teve os jogos contra o River que foram bem. De resto, sempre falharam. O presidente garante que tenta mudar isso, mas ainda não vimos na prática.
  • Por mais que possa parecer uma contradição, eu apostei na KTO em um 3 x 3. Só que não fiz isso pelos ataques. Fiz isso pelas defesas. Reinaldo toda hora tá deixando o lado dele aberto, Rodrigo Ely tem falhado com frequência também. Do outro lado, Renê tem abusado de pecar em jogos decisivos, a bola alta do Vitão sempre foi seu principal problema.
  • Essa é a minha aposta de jogo com muitos gols. Por conta das falhas recentes das duas equipes, aliada ao empenho que ambos vão ter para escapar de uma crise gigante.
  • Sim, vai ser bem improvável o perdedor não sair em crise. O Grêmio tem uma expectativa menor no Brasileirão (Renato sempre escancarou isso), mas seria o lanterna da competição. Aí também já é demais.
  • Só que o Inter teria todas as dúvidas ao trabalho do Coudet de volta em caso de derrota. A vitória contra o Corinthians desataria toda aquela “catástrofe” que o Coudet pediu para não fazer. Isso não é o que eu acho, é o que eu penso que deverá acontecer. Afinal, seria mais uma “final” das 38 perdida, podendo deixar o Inter há 10 pontos do líder (ok, com dois jogos a menos, mas ainda assim tem que jogar e ganhar, né?).
  • Outro ponto a falar é que, se focarmos apenas em nomes dos jogadores, o Inter já ganhou a disputa. No papel, não há nem comparação. O Renato sabe disso. Nem ele teria a capacidade de dizer que “confia no grupo e tal”. A diferença é que os jogadores não estão entregando o que sabem ainda. Por diversos motivos, mas não estão. Tanto é que o melhor jogo foi contra o Corinthians, onde mudaram todo o jeito de jogar.
  • Um exemplo disso foi que, na live dos guris da Dupla, eles fizeram a seleção dos 11 melhores e escolheram o Dodi na do Thiago Maia. Em qualquer outro momento, isso seria impensável. Se formos pensar nessa temporada, o Dodi jogou partidas melhores até então. Por isso, não considero uma insanidade pensar assim. Se fosse só por trajetória, o Geromel entraria como melhor zagueiro de todos, mas não é o caso.
  • Por tudo isso, eu não vejo o Inter favorito como imaginava que seria no começo do ano por conta das contratações. E também penso que teremos muitos gols, já que as duas defesas estão falhando pra caramba.
  • Esses são os meus palpites. Agora, ninguém tem bola de cristal. Só vivendo pra saber.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque