Grêmio
Foi essa a explicação que o Renato deu após a queda do Grêmio na Libertadores
Resumo do que disse Renato após a eliminação para o Fluminense:
- O Grêmio fez vários jogos com três zagueiros, se comportou bem, conseguiu vitórias e fez boas atuações.
- Não acredita que tenha perdido o meio, pela escalação que colocou em campo. Tomou gol de bola parada e em um contra-ataque. Então, não quer dizer que perderam o meio-campo.
- Acredita que não estiveram bem, principalmente no primeiro tempo. Deram espaços para o Fluminense, cometeram erros e tomaram dois gols.
- Fez o mesmo esquema de antes, a única diferença é que agora tem centroavante. E, por isso, tirou o meia para colocar esse centroavante. Não tem diferença nenhum. Eles é que não se encontraram no primeiro tempo.
- Sobre a atuação abaixo do Braithwaite, respondeu que nem sempre o jogador está no seu dia. Tecnicamente, não esteve bem, mas brigou, procurou abrir espaço para seus companheiros. Não estava em uma noite inspirada, como o time todo, no primeiro tempo.
- Diego Costa não ficou nem no banco porque estava com muitas dores musculares. Até se colocou à disposição, mas colocá-lo era muito arriscado.
- Sobre o Nathan ter errado o pênalti, não dá para dar a desculpa que ele estava frio porque ele se aqueceu durante o segundo tempo.
- Jogou com três zagueiros porque no primeiro jogo entraram com dois zagueiros e deram bastante espaço para o Fluminense. Isso não poderia acontecer dessa vez. Por isso, os três zagueiros.
- Se a imprensa quiser escalar, terá que pedir emprego para o presidente Guerra e aí poderão fazer o que bem entender. Enquanto ele for o treinador, os repórteres fazem as perguntas e ele responde.