Entre pro time

Grêmio

Mesmo com o juiz tentando atrapalhar, Grêmio joga bem melhor e tem muito a comemorar contra o Botafogo

Publicado

em

Lucas Uebel/Grêmio
  • Se é verdade que o Tite disse que o Flamengo jogou e o Grêmio ganhou, desta vez o Grêmio jogou. Sim, o Grêmio jogou. Bem mais equilibrado, o time que Renato colocou em campo fez sentido e conseguiu competir com o líder do campeonato.
  • Renato foi de Pepê no meio, Edenilson na direita, só o Cristaldo no meio (Monsalve no banco) e Aravena na ponta esquerda. Deu certo, praticamente todas as novidades, foram bem na partida. Acho que só o Aravena acabou sendo discreto.
  • No primeiro tempo, o melhor em campo foi o Edenilson. Na ponta direita, ele caia pelo meio e foi um dos caras que desequilibrava as jogadas em favor do Grêmio. Acho, inclusive, que colocou uma dúvida dele como titular. Afinal, sabe fazer a jogada na frente e ainda ajuda na marcação, que era a reclamação na coletiva passada.
  • O segundo melhor foi o Pepê. Fez uma partida como há muito não fazia. Foi o comandante do meio gremista. Olha, há quanto tempo esperamos por uma atuação destes, sendo o dono do meio, distribuindo bolas e tudo mais.
  • Mas vários jogadores foram bem. O Gustavo Martins fez uma baita partida, o João Pedro, bem melhor na lateral e o Braithwaite teve a bola do primeiro tempo, recebendo do Villa, mas bateu cruzado, pertinho da trave. 
  • O primeiro tempo foi muito mais gremista. O Botafogo era perigoso no contra-ataque. É o forte deles. E os caras são bons nisso. Saem em velocidade, poderosos. É o melhor contra-ataque do futebol brasileiro. Baita virtude.
  • Só que, pra ter noção do quanto a partida estava boa, eu ouvi (e concordo) um torcedor mandando recado na jornada do Bagé com a seguinte mensagem: “o Grêmio está perdendo de ganhar o jogo”. E foi bem isso mesmo. Dava pra ter conseguido um gol já no primeiro tempo.
  • Bom, mas era óbvio que não ficaria assim. No segundo, o técnico do Botafogo começa a encher de mudanças. Savarino no intervalo, Allan, Alex Telles, Igor Jesus e Jr. Santos. Baita elenco os caras têm, né? Foram pra cima. Tiveram mais de 71% de posse de bola e criaram muitas chances.
  • No segundo tempo, Marquesin vira o destaque da partida. Seja para sair corajosamente e levar chute na cara pra não deixarem marcar ou até buscando uma falta perigosa do Alex Telles. Salvou geral. O terceiro melhor em campo, no pódio que eu sempre brinco de fazer aqui.
  • O jogo era tão deles que o Renato até tentou jogar, colocando o Monsalve na vaga do Cristaldo e Nathan Fernandes na do apagado Aravena, mas logo vimos que não era a tendência o Grêmio fazer algo. 
  • O Grêmio chegou a levar um gol. Erro de marcação. JP e Monsalve deram as costas para o lance e foram facilmente driblados. Erro básico de marcação. Por sorte, teve impedimento e o gol foi corretamente anulado. Na real, foi justiça o que aconteceu. Seria muito injusto o Grêmio perder depois do que jogou. Dessa vez, o futebol ajudou o lado gremista.
  • Quem não se ajudou foi o árbitro. O cara fez de tudo para estragar a partida. A expulsão do Monsalve é inacreditável. Todo mundo viu que não foi agressão. Todo jogador disputa espaço. O Vitinho simulou rude. Pra não ser totalmente injusto aqui, no campo, o lance pode enganar, mas o cara do VAR concordar é duro, né?
  • Porém, esse foi o menor dos erros do árbitro. Exatamente, o menor. O cara tentou roubar a cena nos 90 minutos. Só ele queria aparecer. Cartão amarelo pra todo mundo e o jogo todo uma zona, uma confusão. Eu até ia dizer que aquela história de que só o capitão fala com a arbitragem morreu, mas a real é que nem viveu pra morrer. Que árbitro ruim! É isso mesmo. O cara teve uma noite ruim. Vários torcedores criam teorias e acham que é má intenção. Não é. É um profissional fraco mesmo. Esse é o grande problema da arbitragem brasileira.
  • A única lamentação foi a bola do Kannemann, no último minuto, não ter entrado. Se ele faz o gol, a resposta seria linda. Só que o tendel seria grande também.  
  • Gente, por incrível que pareça, a noite foi de boas notícias. Vendo o time, bem mais equilibrado do Grêmio, há boas notícias.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque