Entre pro time

Grêmio

Uma avaliação sincera de como o Grêmio chega para a final da Copa do Brasil

Publicado

em

Avocado Midia/Copa do Brasil

Eu não penso que o Grêmio chega bem para essa final da Copa do Brasil. Pelo contrário, não estou nada otimista. As únicas duas coisas que me fazem acreditar que o título é possível

  1. O grupo é muito experiente e costuma crescer na decisão. Pode falar qualquer coisa dos caras, mas até agora, eles foram gigantes na hora de decidir alguma coisa. Perderam, claro, mas quando o bicho pega, costumam dar resposta.
  2. A segunda situação é que o clube como um todo conseguiu fazer a leitura do que estava acontecendo a temporada. O presidente falou em constrangimento pela campanha no Brasileiro e Renato gravou entrevista admitindo que as coisas não foram tão boas assim, mas tava na hora de apoiar.

É essa a mudança que pode salvar a temporada. Entender que não fez um bom ano foi o primeiro passo. Agora, o segundo precisa ser executado. E qual é o segundo?

O segundo passo será ter conseguido montar uma boa estratégia para vencer.

E quando falo vencer, falo em vencer o título, conquistar ele. Pode ser até jogando mais recuado. Aliás, o Gabeira deixou isso transparecer na coletiva em Bragança, disse que o Grêmio vai tomar mais cuidados defensivos.

Sim, todos sabemos que o Palmeiras foi mais time na temporada. Os caras ganharam a Libertadores. Ok, não deram show, mas ganharam. Não foram bem no Mundial, mas estavam lá. Isso não é pouca coisa, né?

Hoje, se tivesse que apostar, apostaria em 60% pra eles e 40% para o Grêmio.

Falo isso de boa, tá? Não é desmerecer ninguém, é só reconhecer que 2020/2021 não foi dos melhores. O presidente já entendeu isso. Espero que a torcida também consiga entender.

Final e sua bola personalizada na Arena – Avocado Midia/Copa do Brasil

Mais, mesmo se vencer, vai ser preciso ter a cabeça fria para avaliar os erros e acertos nos últimos dias. A eliminação com goleada pro Santos, a sexta colocação no Brasileiro mostram que tem muita coisa a ajustar.

É só pegar o gasto enorme e o pouco resultado em campo de parte importante das contratações. Não é verdade que o Grêmio investe pouco. Uma folha de R$ 12 milhões precisa dar muito mais futebol.

Só que esse é um terceiro passo, pra depois do dia 07 de março. Como disse, o segundo passo é armar uma estratégia para vencer.

As últimas informações dão conta que Paulo Victor volta pro gol, Paulo Miranda será o zagueiro ao lado do Kannemann. Pra melhorar tudo, Maicon tá recuperado. E, pra mim, ele é o cara que pode dar o título. Tem que passar por ele. Renato tem que achar um jeito dele atuar 180 minutos. É só isso. O time é outro com Maicon em campo. Não há dúvidas.

Existe uma chance de colocar três volantes, tirando Jean Pyerre e metendo o Lucas Silva. Porém, confesso que meu palpite não é esse. Eu apostaria num time com a mesma estratégia que usou contra o São Paulo. Vai jogar muito mais se defendendo, mas com Maicon, Matheus e Jean no meio. Vai apostar na velocidade dos pontas e da letalidade do Diego Souza.

É isso que acho que irá acontecer.

Chance de ganhar tem, claro, mas eu sinceramente não estou dos mais otimistas. Insisto algo que falo bastante que “bola de cristal ninguém tem”, mas eu vejo 60% para o Palmeiras e 40% para o Grêmio.

Se vencer, terá que ser na estratégia. Não é errado reconhecer que o melhor Palmeiras da temporada foi muito superior ao melhor que vimos do Grêmio.

Renato teve tempo para treinar e concentrou todo o elenco. Ele sabe como ninguém unir os caras. Tá até o Geromel na concentração.

Vai ter que ser desse jeito, com uma boa estratégia e o grupo que cresce na decisão…

  • Palpite: 1 x 0 com gol do Diego Souza aqui e empata lá. Repito, palpite, bola de cristal ninguém tem. 🙂
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque