Entre pro time

Grêmio

Inacreditável! Thaciano está fora de dois jogos porque não quis se vacinar!

Publicado

em

Lucas Uebel/Grêmio

Mesmo inscrito e no BID, Thaciano está fora das duas próximas rodadas da Série B. Motivo? O jogador não se vacinou quando estava na Turquia, só foi tomar as doses ao chegar no Brasil e isso prejudicou seu aproveitamento.

Explico: na Turquia, a vacinação não é obrigatória. Só quem quer, se vacina. Thaciano optou por não tomar a vacina.

Quando fechou a contratação, a diretoria gremista orientou o jogador a se vacinar o quanto antes porque aqui era obrigatório. Mas ele só fez isso ao desembarcar em território brasileiro. A primeira foi no meio de junho e a segunda no meio de julho. Só que a CBF tem uma norma que tu só se torna liberado para atuar 14 dias após a segunda dose, que é quando acontece a imunização. Portanto, Thaciano está fora das duas rodadas até cumprir esse prazo. Ele não pega a Ponte e Chapecoense.

Aqui a nota do Grêmio:

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que o meio-campista Thaciano não está elegível para as duas próximas rodadas, contra Ponte Preta e Chapecoense, pelas razões que seguem:

Por estar jogando na Turquia, Thaciano não tinha obrigatoriedade de se vacinar, de acordo com as regras do país. Entretanto, ainda sem ter seu retorno ao Grêmio e a Porto Alegre definido, o Departamento Médico buscou informações sobre a vacinação do atleta contra a Covid-19 e orientou que fizesse a primeira dose da vacina.

Seguindo os protocolos brasileiros do calendário de vacinação contra a Covid e de distribuição de vacinas pelo SUS, Thaciano recebeu um imunizante que o obrigou a aguardar 21 dias para receber a segunda dose – aplicada na última sexta-feira, 15 de julho. 

Porém, de acordo com a Edição Normativa 2 do “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro”, publicada em janeiro de 2022, item 3, “a validação do certificado de vacinação plena será aplicada após o período de 14 dias da data da aplicação da segunda dose, nas vacinas de duas doses”. Assim sendo, ainda que conste legalmente no BID, o atleta só estará elegível para inscrição em súmula a partir do dia 28 de julho de 2022.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque