Entre pro time

Grêmio

ACABOU! GRÊMIO BATEU NO SEU TETO E A REALIDADE SE APRESENTOU PRA TORCIDA GREMISTA

Publicado

em

Lucas Uebel/Grêmio
  • Mais do que perder, o Grêmio foi goleado e completamente dominado pelo Atlético-MG. O Galo, do Felipão, tem a melhor campanha do returno e um dos melhores desempenhos dentro de campo também. Pelo menos nessa partida, isso ficou visível. O nível de futebol apresentado por eles foi bem superior ao gremista. Não há nem o que discutir.
  • É óbvio que isso não invalida a campanha. É claro que não dá pra esquecer tudo de bom que aconteceu. Mas essa partida só colocou os pés de todo mundo de volta a realidade. O negócio é brigar pelo G4, estar com a vaga direta para a Libertadores. Hoje, o time é, estourando, pra brigar por isso. Penso que todos sabíamos que a disputa pelo título só foi possível porque tem um ET chamado Suárez no ataque que carregou todo mundo até aqui.
  • Tentando olhar para o campeonato como um todo, perder pro Galo lá não é nada demais. Diria que até previsível. O jogo fora do padrão foi o Corinthians. Tivesse vencido os caras, essa derrota não seria trágica e o Grêmio ainda estaria na briga. Mais, se tivesse vencido antes, chegaria agora líder e com outro moral, com outro mental. Seria outra história.
  • Esse jogo foi só um retrato do que foi a temporada inteira. Um time que precisou mudar o jeito de jogar diversas vezes (em alguns momentos por obrigação outras porque não estava performando e Renato precisava mudar), mas que toma gols em todos os jeitos. A defesa sempre foi o problema. Com três zagueiros, com dois zagueiros, sempre foi um problema.
  • Desta vez, os erros começam com os dois laterais. Reinaldo deixa cruzar nas costas e Fábio deixa o Arana finalizar onde ele deveria estar.
  • Aliás, a partida do Reinaldo é caso de ser estudado. Errou muito, mas muito mesmo. Não ajudou no ataque, deu passe pra placa de publicidade, deixou entrarem nas costas e, quando tinha falta na meia lua (que era pro Suárez bater) jogou a bola longe.
  • Mas é difícil ficar falando de individualidades. O time como um todo não aconteceu, mas eu vou tentar. Vamos lá.
  • Suárez ficou mega prejudicado lá na frente. Chegou a ficar irritado em vários momentos porque via claramente as limitações do time.
  • Pra variar, o Cristaldo estava completamente apagado mais uma vez. Não tem como imaginar que ele vai ser o camisa 10 em uma Libertadores jogando do jeito que está. Agora, nem os brilhos esporádicos estão acontecendo.
  • Vi uma galera criticando o Grando, falando que não tem condições, que é chama gol, que não há como seguir com ele pra próxima temporada. E, bom, não vou ser contra trazer um goleiro melhor. Seguramente, vai ajudar imensamente ter alguém de um patamar acima. Agora, separando as coisas, não acho justo colocar a culpa nele pelos diversos gols tomados, por ser uma das piores defesas do campeonato. A defesa gremista é que falha. Seja pelos laterais, como hoje, seja pelos zagueiros. Não consigo ver no Grando o problema. Se colocar um Grohe ali, só pra citar como exemplo, vai melhorar, sem dúvidas, mas o sistema como um todo irá falhar. Ele defenderá várias, mas não tem como pegar tudo. É só ver os melhores momentos. O Galo teve umas três ou quatro chances antes de abrir o placar. Ninguém resiste assim.
  • A grande real é que esse time/elenco bateu no teto naquele jogo contra o Botafogo. Suárez esticou tudo que deu, mas não há como fazer milagre toda hora. E, diga-se, se tem um grande erro esse erro foi não ter jogado 100% pro Suárez. Tinha que ser um negócio ridículo de tão escancarado esse modo de jogar pro Suárez. Tinha que ser igual aqueles amistosos de despedidas de lendas do futebol, quando todo mundo começa a tocar a bola pro cara que irá se aposentar fazer gol e sair ovacionado de campo. Tinha que ser assim, grosseiramente assim. Tocar pro Suárez escancaradamente. Pelo menos nessa reta final, onde não dava mais pra formar um time, era a única saída. Achei que fariam isso. Não conseguiram.
  • Bom, eu sei que fica a frustração. Agora, a real é que o Grêmio foi onde poderia ir. Somente um fato muito fora do normal (tipo a tabela que tá ajudando) traria esse título para a Arena. Agora é finalizar no G4 e pensar na Libertadores.
Facebook Comments
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque