Entre pro time

Grêmio

Grêmio é absolvido por acusação de racismo

Publicado

em

O Departamento Jurídico do Grêmio conseguiu a absolvição da multa aplicada no STJD por conta daquele caso em que é possível ouvir uma pessoa chamando o jogador do Fluminense de macaco.

No primeiro julgamento, o clube foi condenado a pagar uma multa de R$ 30 mil. Agora, o clube ficou isento de pagar esta quantia, que é simbólica, mas foi importante para a imagem do Grêmio.

Entre as explicações para absolvição, o relator do caso relata que a direção tem feito campanhas para conscientizar sua torcida.

Aqui a nota do Grêmio:

O Grêmio foi absolvido em julgamento de recurso no início da tarde desta segunda-feira no Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, no caso tangente à acusação de suposta injúria racial contra atleta do Fluminense durante o confronto entre as equipes, no dia 5 de maio.

Condenado pela 5ª Comissão Disciplinar ao pagamento de multa de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) com base no artigo 243-G, parágrafo 2º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, no julgamento de 18 de maio, o Clube recorreu da decisão e conquistou a absolvição nesta segunda-feira pelo placar de 5 votos a 2.

Auditor relator do recurso, o Dr Mauro Marcelo de Lima e Silva fez referência, em seu voto, à pluralidade que constitui a história Tricolor, citando Lupicínio Rodrigues, autor do hino do Clube, e a Coligay, torcida LGBT precursora nas arquibancadas do país. O auditor também frisou as campanhas de conscientização promovidas pelo Grêmio nos últimos anos e a iniciativa das torcidas organizadas de excluir de suas músicas termos que sugiram qualquer tipo de preconceito.

5 comentários

5 Comments

Comenta ai o que achou

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque