Inter
Mano dá pistas de mudanças, indica suas primeiras providências e teoria sobre reforços
Resumo da coletiva de apresentação do Mano Menezes no Inter:
- Mano começou lembrando que volta ao clube que trabalhou na base após cerca de 20 anos. E aproveitou para mandar um abraço para os seus amigos de infância, que sabem da importância desse momento que ele tá vivendo. (Mano deixou a entender que era colorado na infância).
- Não conhece times vencedores que jogam só de forma reativa ou só de forma ofensiva. Futebol é tudo isso. Tem horas durante o jogo que tu joga de uma maneira ou outra.
- Relembrou que, em uma entrevista recente, falou que achava saudável que o Inter busque uma filosofia para o clube. Porque os clubes brasileiros vivem em contante transformação. Vivem em círculos. Mudam a toda hora.
- Por isso, ele aprova e acha importante que o Inter e qualquer time encontre sua identidade e forma de jogar.
- Porém, tem que construir uma estrutura para isso. Tem que ter o Paulo Autuori, o William Thomas e ele para construir a forma de jogar, a filosofia.
- Ele sabe que o resultado faz parte importante disso. Tem que ir evoluindo o trabalho com vitórias. Ninguém chega a lugar nenhum sem vencer.
- Sobre seu trabalho no Bahia, que não foi bom, respondeu lembrando que tem um amigo treinador chamado Roberval Davino, que brincava dizendo que não era divino. Porque queriam que ele fizesse milagre. Disse que fez o que era possível fazer no Bahia, eles tiveram três técnicos naquela temporada. E não caiu. No ano seguinte, caiu. Quando analisar o trabalho, tem que o contexto. O trabalho não foi extraordinário, mas foi dentro do contexto.

Ricardo Duarte/Inter
- Edenilson chegou na seleção brasileiro jogando de uma forma. Essa forma o fez destaque do time e o levou para a Seleção. Isso é um indicativo da forma que vai usá-lo.
- Pensa sempre primeiro na parte tática. Uma equipe bem organizada taticamente faz organizar muita coisa.
- Quando as coisas estão complicadas, simplificar é o caminho ideal.
- Exemplificou que. se tem 10 coisas complexas a se fazer num jogo, tem que começar fazendo cinco no primeiro e depois ir organizando o restante no restante das partidas.
- Pensa que é correto afirmar que o Inter precisa do Mano e o Mano precisa do Inter.
- Deu pista que o seu time tem uma linha de quatro no sistema defensivo. E compõe a saída para o jogo com três no sistema defensivo. Usa os dois zagueiros e mais um dos laterais para sair jogando. Ora usa o lateral da esquerda, ora usa o lateral da direita para sair jogando com a bola lá de trás. Se não sair jogando com qualidade, não vai estar entre os melhores times do campeonato.
- Tem uma teoria baseado na sua experiência, é que 60% ou 70% dos jogadores que tem no mercado nacional, são muito parecidos tecnicamente. Pra não gastar o dinheiro com jogadores que são parecidos, tem que aproveitar a base. Porque, na base, tem jogadores parecidos com ele. Fazendo isso, sobra dinheiro para poder contratar os jogadores que realmente são diferentes.
- Não adianta também promover 15 jogadores da base e não dar chance de jogar. Se alguém subiu nesse ano como terceiro reserva, ano que vem ele tem que ser o reserva imediato. Tem que ir subindo.
- Cada um dos seus times jogou de uma maneira. Depende dos jogadores. No Cruzeiro, quando os jogadores ficaram mais velhos, ele baixou as linhas. No Corinthians, lhe cobravam a fazer um time que marcasse na pressão alta. Só que o centroavante era o Ronaldo Nazário. Como ele iria colocar o Ronaldo para marcar?
- Campeonato Brasileiro, até por volta da 10º rodada ou no máximo algumas rodadas a mais, começa a definir quem vai brigar pelo que. Portanto, o Inter tem que se aligeirar.
- Paulo Autuori faz parte da sua vida como treinador. Contou que, quando era treinador o Guarany, de Venâncio Aires, comandou o Caio Junior, que faleceu no acidente da Chapecoense. Na época, o Caio lhe apresentou o Autuori. Desde então, ele e Mano são muito amigos e nunca mais se desligaram. E, detalhe, é a primeira vez que vão trabalhar juntos.
-
Grêmio6 dias atrásGrêmio fechando pacote de reforços na Argentina
-
Inter6 dias atrásInter quer atacante do Palmeiras
-
Grêmio3 dias atrásO fato mais importante pra falar do jogo que classificou o Grêmio
-
Grêmio3 dias atrásDo camisa 10, passando por Enamorado, até o grande ponto a melhorar no Grêmio
-
Grêmio3 dias atrásVice do Grêmio confirma novos reforços e faz esclarecimento fundamental sobre Arthur
-
Inter2 dias atrásOs pontos positivos e negativos que foi possível ver na partida do Inter
-
Grêmio1 dia atrásO comunicado que a direção vazou sobre reforços e de onde saiu o dinheiro para contratar
-
Grêmio1 dia atrásA investida recusada na base, a novidade do Enamorado e a moral que um zagueiro recebeu do Luís Castro