Grêmio
Suárez volta a perder gols, Renato perdeu tempo e resultado da primeira final acabou sendo justo
- Acabou sendo um empate relativamente justo e que não é ruim pra nenhuma das equipes. O Grêmio porque decidirá em casa, o Caxias porque, com um a menos, conseguiu se defender de maneira brilhante pra segurar o resultado.
- É claro que o Grêmio teve mais chances no segundo tempo, mas é preciso avaliar que estavam com um a mais. O Caxias tomou até menos pressão do que eu imaginava. Que time bem treinado e bem disciplinado taticamente. Não sei se irão ganhar, mas a qualidade de jogo deles é impressionante. Time nível de uma Série B de Brasileiro, no mínimo.
- Bom, focando no Grêmio, Renato optou por simplificar as coisas e apostou no Lucas Silva como segundo volante na vaga do Carballo, que tá com virose. E, já adianto, foi bem. Pra quem não jogava há tanto tempo, fez uma partida bem correta na marcação, saída de jogo e quase fez gol em dois chutes potentes de fora. Gostei dele.
- Registro que o Bruno Uvini jogou na do Kannemann e também deu conta do recado. Nada absurdo, foi bem. É uma boa reposição ali.
- O Grêmio até saiu perdendo, mas confesso que não consigo achar grandes culpados. Foi mais uma mistura de qualidade dos caras com um pouco de azar e sorte de cada lado. Futebol tem uma pitada de sorte nestes lances, o cara do Caxias “tabelou” com as pernas do Bitelo e pegou a bola na grande área pra finalizar. O João Pedro, que de novo fez boa partida, poderia salvar se chegasse rasgando no bico pra cima, mas ele tava aberto na ponta para marcar o ponteiro deles. Até nisso, o lance não colaborou. Enfim, mérito deles, azar gremista. Não vi grandes problemas.
- Por outro lado, o Grêmio conseguiu o empate na base da pressão, do abafa. Naquelas sequências de escanteios que tu vai fazendo até a bola encontrar um gremista em condições de finalizar. Foi o que aconteceu. Cristaldo bateu, Bruno Uvini escorou e o Vina pegou na pequena área. Foi o gol mega construído? Não. Foi um gol de quem sabe fazer pressão. Isso é um dos pontos importantes no futebol.
- Sobre Vina, gostei da partida dele. Pelo gol e pelas jogadas. No finalzinho, perdeu a chance de fazer a vitória, naquela que foi a melhor jogada do Suárez na partida. Luisito abriu como se fosse um atacante de lado e cruzou na medida pro Vina. Ele errou. Só que não vou avaliar só isso. No conjunto da partida, gostei dele.
- Claro que Suárez sempre merece um tópico. Ele foi o cara que teve as duas bolas do jogo e não conseguiu marcar. Curiosidade, em dois lances que viram rebotes de chute do Lucas Silva. O primeiro, o goleiro do Caxias salva com o pé, no segundo, a bola explode no peito dele. Suárez teve dois gols cara a cara, na pequena área. É certo que as duas jogadas tiveram dificultadores, só que a gente sabe que ele faz o difícil. Tem crédito, mas precisamos computar que ele não conseguiu desta vez. De novo, aliás.
- Cristaldo não foi o mesmo meia de antes. Pra mim, foi o que ficou devendo. Pode ser porque tá voltando de lesão? Pode. Uma hora, Renato perguntou como estava a coxa. Acredito que estava descontado. Merece essa dúvida.
- Por falar em Renato, acredito que ele demorou a mudar. Foi colocar o time pra cima aos 35 minutos do segundo tempo. O Grêmio já estava com um a mais há quase meia hora. Dava pra ter tirado um volante e colocado alguém de frente muito antes. Eu sei, o banco não é dos mais qualificados, tem esse atenuante. De toda maneira, apesar do desconto, todo mundo estava vendo que não ia ser um crime sacar um volante e colocar mais alguém na frente. Foi fazer isso com meia hora de atraso. Pra mim, perdeu tempo.
- Enfim, o resultado foi bom para os dois e ainda tá tudo em aberto. Óbvio que, na Arena, a vantagem é gremista. Empatar lá não é ruim. Poderia ser melhor? Poderia. Agora, o empate tá até de bom tamanho.