Grêmio
O que descobri sobre Savarino, chance de saída do Kannemann e de outros três negócios do Grêmio
- O Grêmio vem se movimentando no mercado de forma silenciosa, criativa e, principalmente, cautelosa. A situação financeira segue apertada, e isso tem obrigado a direção a buscar alternativas fora do modelo tradicional de contratação. Um dos nomes que apareceu recentemente nos bastidores foi o de Jefferson Savarino, atacante do Botafogo, mas a história é mais complexa do que parece à primeira vista.
- A tentativa gremista envolveu a possibilidade de compensar valores que o Botafogo ainda deve ao clube pelas negociações de Natan Fernandes e Cuiabano. A ideia seria utilizar essa dívida como parte de uma engenharia financeira para tentar viabilizar a chegada de Savarino, um jogador visto internamente como reposição de velocidade para um setor que perdeu peças importantes, como Alisson e, possivelmente, Kike.
- No entanto, pessoas ouvidas no bastidor tratam o negócio com frieza. A leitura é de que houve apenas uma “tenteada”, sem avanço concreto. O próprio Grêmio reconhece que não há dinheiro em caixa para investir pesado no mercado nacional e, por isso, qualquer movimento passa antes por ajustes, trocas ou compensações financeiras. Neste momento, o cenário mais provável é de que Savarino não venha, ao menos dentro desse formato.
- Enquanto isso, outras movimentações começam a se definir. Adriel, por exemplo, está de saída do Grêmio e será emprestado ao AVS, de Portugal, com opção de compra. O clube gaúcho deve manter cerca de 30% dos direitos econômicos do goleiro, que não faz mais parte dos planos. Com isso, surge uma incógnita sobre a formação do trio de goleiros para a próxima temporada, hoje composto por Volpi, Grando e Jorge, mas ainda sujeito a mudanças.
- Outro nome que esteve em pauta foi o de Weverton, do Palmeiras, mas esse negócio está praticamente descartado. Os valores são considerados fora da realidade gremista, algo que lembra antigos discursos da direção em outros momentos de aperto financeiro.
- No meio desse cenário, um bastidor importante envolve Monsalve. O meia esteve muito próximo de ser negociado com o Coritiba para disputar a Série B, mas a situação mudou. Felipão entrou em cena, conversou com a nova direção e também com o estafe de Luís Castro, reforçando a importância de observar o jogador mais de perto. A avaliação interna é de que o treinador gosta de atuar com um meia protagonista, e Monsalve passará a ser observado com mais atenção. Ele fica, ao menos por enquanto, e terá a chance de mostrar serviço.
- Já no caso de Arezo, a situação segue travada. O Peñarol não demonstra interesse em pagar os valores estipulados para compra definitiva. O Grêmio tentou incluir o zagueiro Nahuel Herrera na negociação, mas os uruguaios recusaram, alegando planos de venda do defensor para o futebol europeu. Hoje, o que existe é uma tentativa de novo empréstimo, com valores baixos e uma opção de compra futura, modelo que o Grêmio vê com desconfiança.
- Por fim, um tema sensível começa a ganhar força nos bastidores: a situação de Kannemann. Ainda sem confirmação definitiva, há a percepção de que o estilo de jogo de Luís Castro prioriza zagueiros mais rápidos e com melhor saída de bola — características que não são exatamente o ponto forte do argentino. Internamente, já se discute a possibilidade de uma conversa para buscar uma saída negociada, apesar da renovação recente de contrato por mais duas temporadas.
-
Grêmio1 semana atrásO bastidor do argentino tentado, o pedido de um jogador e a rescisão feita após conversa Felipão
-
Grêmio5 dias atrásGrêmio fechando pacote de reforços na Argentina
-
Inter5 dias atrásInter quer atacante do Palmeiras
-
Grêmio2 dias atrásO fato mais importante pra falar do jogo que classificou o Grêmio
-
Grêmio2 dias atrásDo camisa 10, passando por Enamorado, até o grande ponto a melhorar no Grêmio
-
Grêmio2 dias atrásVice do Grêmio confirma novos reforços e faz esclarecimento fundamental sobre Arthur
-
Inter1 dia atrásOs pontos positivos e negativos que foi possível ver na partida do Inter
-
Inter2 horas atrásOs dois que negociam com o Inter, a recusa que entregou a direção e a história do novo meia da base