Entre pro time

Grêmio

O monstro Suárez, Renato a diretoria mereciam esse segundo lugar do Brasileirão

Publicado

em

Lucas Uebel/Grêmio
  • O Grêmio terminou o Brasileiro na segunda colocação. Um prêmio pra tudo que a diretoria começou fazendo, ao trabalho que Renato executou, mas ao monstro que jogou com a camisa 9 gremista. Não fosse ele, nada disso teria acontecido. Foi um absurdo o que esse cara fez. 29 gols na temporada, 17 no Brasileirão. Sem dúvidas, o melhor jogador do campeonato. Sim, Paulinho fez 20 gols, mas Suárez fez 17 e ainda deu 11 assistências.
  • O combo dele é ridículo. Com quase 37 anos, fez mais de 50 partidas e meteu 29 gols. O custo x benefícios foi maravilhoso. Ficou até barato o que pagavam pra ele. Fosse contrato por produtividade, ele ganharia muito mais. Tamanha a produção que o cara teve.
  • Suárez pode não ter conquistado nenhum título (relevante), mas deixou uma marca relevante. Será eternamente lembrado por partidas como essa no Maracanã. Seja dando arrancada do campo de defesa para driblar o goleiro ou marcar de cavadinha. Que absurdo é esse cidadão. Impossível não lamentar profundamente que tá indo embora. De alguma maneira, Suárez é tão bom, é tão grande, que mesmo com o sentimento de abandono, creio que todo mundo acaba respeitando que ele merece viver dias maravilhosos nos Estados Unidos, com seu melhor amigo, aproveitando um pouco da vida.
  • Além dele, precisamos falar do Renato. Mesmo com um time que, claro, é melhor do que o anterior, mas ainda muito distante do que se imagina pra ser segundo colocado do Brasileiro. Ficar a dois pontos do Palmeiras foi também um prêmio para o que Renato trabalhou neste ano. Soube reinventar o time várias vezes, mudar as peças e ir compondo diversas situações. Sem dúvidas, o trabalho mais maduro desde que chegou. Renato tá melhorando feito vinho. A experiência lhe trouxe repertório e trouxe inteligência para lidar com várias situações.
  • O jeito como Renato conduziu a situação do Suárez foi incrível. Levar os jogadores ele sempre soube, mas a transparência de não esconder do torcedor e da imprensa, mas também proteger o lado do clube, foi exemplar. Poucos foram os reparos dele nesta temporada.
  • Nem preciso dizer que Renato merece ficar. Ele fez por merecer. Vai ganhar aumento e renovar. Tá na cara isso. E não há nem como contestar.

Lucas Uebel/Grêmio

  • O jogo contra o Flu apontou mais uma grande atuação do Caíque. A julgar pelos três jogos que teve chance, a renovação parece questão de tempo.
  • Mas esse jogo também mostrou a necessidade de se olhar para a defesa. E, quando falo defesa, falo também do Kannemann. Tá na hora de olhar com atenção para esse setor. Rodrigo Ely, contratado por 1.5 milhão de euros, cometeu um pênalti de jogador desconcentrado. O Grêmio claramente foi um time que tinha mérito no ataque e deixava a desejar na defesa. Isso precisa ser revisto para 2024.
  • Aliás, não fosse aquele jogo contra o Corinthians, né? Eu até não acho que o Palmeiras perderia. Se eles chegassem nessa última rodada precisando vencer, teriam goleado o Cruzeiro. Mas é esse tipo de partida que precisa servir de exemplo pensando numa próxima temporada.
  • Bom, ainda falando do jogo e da próxima temporada, Galdino marcou mais uma vez. Chegou a 9 gols no ano. Pensando em custo x benefício, foi uma contratação bem interessante. Eu sei que nem todo mundo o ama e até compara ao Thaciano, mas os números não são ruins não.
  • Agora, o que resta é recomeçar. Sim, sem Suárez, a palavra vai ser essa. Existe sim uma base de time pronta e a partir disso vai ser melhor pra diretoria trabalhar. Agora, também é fato que não terão um monstro com a camisa 9 para carregar todo mundo. Muita coisa irá acontecer daqui até a volta dos jogos em 2024. Vamos viver pra ver.

Lucas Uebel/Grêmio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque