Grêmio
Multa baixa e percentual gigantesco em venda, Ferreira ganhou todas da direção do Grêmio
A direção do Grêmio garante que a multa do Ferreira é de apenas 8 milhões de euros (R$ 50 milhões) e vale para todos os países. Segundo os dirigentes do alto escalão, qualquer clube europeu que quiser o Ferreira, paga 8 milhões de euros e leva ele.
O agente do atleta até vazou que ela sobre pra 12 se for pra Itália, Espanha e Alemanha e vai a 15 milhões de euros se for Inglaterra, mas a direção diz que é só 8.
Essa foi uma imposição feita pelo jogador e seu empresário para assinar a renovação até o final de 2023 com o Grêmio.
Só que a situação fica bem mais impactante a partir de agora. Para conseguir segurá-lo, a diretoria teve que ceder e entregar grande parte dos direitos. Antes, o clube tinha 80% do Ferreira e a escolinha que começou a sua formação, em Dourados-MS, os outros 20%. Hoje, o Grêmio tem apenas 50% dele.
O clube se viu obrigado a ceder 30% que tinha para ele e a escolinha abriu mão de 10%.
Com isso, atualmente, o Grêmio tem só 50%, o jogador conseguiu ficar com 40% do seu passe e a escolinha que o formou ficou com os últimos 10%.
Segundo ouvi no Grêmio, parece que foi algo ruim, mas a visão é que eles pelo menos conseguiram salvar o negócio. Afinal, Ferreira provou que estava mesmo disposto a ficar um ano e meio encostado, não iria renovar e ia sair de graça.
Portanto, a única saída para o Grêmio não perder tudo foi chamar o atleta, lhe dar um percentual grande de uma futura venda e aceitar uma multa abaixo do usual. Era isso ou ele ficaria recebendo e treinando por um ano e meio, para sair de graça após isso.
Assim, tem o ponta e ainda vai receber 4 milhões de euros pela sua parte de uma venda que, se continuar jogando assim, vai acontecer.
Em entrevista aqui na Band nesta semana, o presidente Romildo contou que ainda não há nenhum movimento para renovação do contrato do Ferreira para tentar melhorar esse contrato. Mas já adianto que é praticamente impossível mudar os percentuais neste momento. O Ferreira não vai mais ceder os 40% que recebeu. O que pode acontecer é aumentar a multa rescisória pra venda não ser tão baixa.
Para isso, o Ferreira tem que aceitar. E, mesmo que não tenha negociação, o presidente lembrou na entrevista que quanto maior for a venda, melhor vai ser pra todo mundo. Afinal, hoje, Ferreira ficaria com 40% de 8 milhões de euros. Se ele for vendido por mais, o atleta ganhará mais dinheiro também.
Só que isso ainda não tá sendo debatido oficialmente. Foi só uma declaração do presidente. O fato concreto é que, hoje, a multa é baixa e o Grêmio só tem 50% do atleta.
Ferreira ganhou todas da direção gremista.