Entre pro time

Grêmio

Elias perde gol surreal, Thiago Santos e Biel rivalizam, Edilson lesiona, Kannemann é expulso e Bitello virou banco nesse time

Publicado

em

Lucas Uebel/Grêmio
  • Eu não gostei. Foi uma noite ruim. E nem tô falando de boa ou má atuação. Falo apenas de resultado. Esse era o jogo pra vencer. Não adianta, tem momentos em que só vencer importa. Não dá pra aliviar. Era a melhor chance de entrar no G4 e, hoje, o Grêmio tá fora.
  • Tá fora porque empatou. O Sport segue na quarta colocação e o Grêmio na quinta, com um ponto a menos. Por isso, considero um resultado ruim lá no Recife.
  • Roger apostou num esquema com três zagueiros, dois volantes, dois meia-atacantes e um centroavante. Quer dizer, ele até disse pro repórter do Premier que Elkeson não é centroavante, mas ele jogou como o camisa 9, como o cara mais adiantado. Não dá pra brigar com alguns fatos.
  • De resto, Bitello foi pro banco e Thiago Santos compôs o meio com o Villasanti. Por incrível que pareça, não consigo achar isso um erro do Roger. Ele manteve a forma de jogar, mas optou por ter um time mais forte fisicamente, algo típico de Série B.
  • O Sport teve a bola em grande parte do tempo. O Grêmio claramente apostou em jogar no contra-ataque. Não deu muito certo. Melhor, não deram certo nenhuma das duas estratégias. O Sport mal chegava na área gremista. De tão retrancado, eles não chegavam perto, tinham que chutar de fora.
  • Só que o Grêmio também não conseguiu grande coisa. Se a gente olhar as finalizações, vai ver que foram 17 pra cada lado. Só que é uma enganação. Na real, na real, o Grêmio teve dois chutes minimamente interessantes. Um do Elias e outro uma bomba do Campaz de fora.
  • Se forçar, dá pra colocar outras boas finalizações. Não chances claras de gol, mas teve Elkeson perdendo de cabeça, teve Edilson chutando cruzado e Nicolas em uma falta. Mas deixo claro que seria um olhar bem otimista. Chance clara de gol só teve o Elias. E ele perdeu.

Lucas Uebel/Grêmio

  • Falando no Elias, fazer gols em momentos decisivos é o que diferencia um jogador que faz sucesso ou um cara que será lembrado como comum e até ruim, na avaliação da torcida. Não vou eu aqui decretar que a carreira dele vai ou não dar certo. Mas Elias recebeu na entrada da área, sozinho com o goleiro. Era dar um tapa a mais, conduzir e finalizar. O básico do básico para um atacante. Conseguiu explodir no goleirão. Errou feio. Nesse jogo, comprometeu. E não foi a primeira vez. Insisto que não dá pra decretar nada ainda. É precipitado dizer que ele vai ser o Pelé ou um perna de pau. Agora, a real é que o Elias prejudicou o Grêmio. Esse seria um jogo ruim, com uma vitória gremista. Ele estragou tudo.
  • O passe saiu do Biel. E que partida abaixo ele fez. Biel e Thiago Santos rivalizaram para saber quem errava mais os lances. Ambos erravam muito as jogadas. Seja se movimentando errado, errando passes. Não foi uma boa noite pra nenhum deles. O mais maluco é que Roger tirou Janderson e deixou o Biel até quase os 80 minutos. E o Thiago ficou o jogo todo em campo. Penso que errou o treinador nessa.
  • Assim como Diego Souza, Elkeson não tocou na bola. Sabe por que? Porque o problema é a forma de jogar e não o jogador lá da frente. Se ela não chegar redonda, ninguém fará milagres.
  • Edilson saiu sentindo a coxa direita. Algo meio previsível. Infelizmente, era um risco gigantesco e tá se confirmando na pratica. O lado bom é que é um líder, que tem um espírito importante para esse grupo. O lado ruim é que não consegue fazer três partidas seguidas e lesiona.
  • Kannemann foi bem expulso. Parou um contra-ataque e já tinha amarelo. Resultado? Foi expulso. O mais maluco é que nem foi culpa dele. O primeiro amarelo foi para parar um ataque dos caras que eles iam chegar com tudo. Depois, teve que corrigir uma bobagem do Thiago Santos. Acabou pagando por erros dos colegas.
  • Foi um jogo ruim, mas a real é que todos são. Não tem futebol bonito em Série B. Agora, Roger e seu time precisam ser cobrados pelo resultado. Isso sim eles ficaram devendo pro torcedor. O que esse time precisa é de resultado, porque boa atuação não dá pra cobrar. É injusto até com eles. Eles não tem bom futebol a oferecer. O negócio é torcer por resultados. Ser eficiente. Ponto.

Lucas Uebel/Grêmio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaque